terça-feira, 27 de julho de 2010

Saber cultural.


Aqui está um site excepcional, que nos vai servir de guia através do vastíssimo território cultural e artístico de imensos museus mundiais, e nos irá fazer chegar, por essa via, ao mundo da pintura, da escultura, sem esquecer a pinoteca e os slides, assim como as músicas e outras coisas mais... Imperdível nas férias e no dia a dia.
o link é: http://www.sabercultural.com/

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Férias e Festas


Meus caros, a partir de hoje o Fisgolas vai de férias. E, como o menino guerreiro, vou andar por aí.Tudo o que encontrar e que mereça ser postado... sê-lo-à.Para já vamos todos às festas do município que este ano são sui generis. Divirtam-se.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Projecto: "Escola Electrão"


O dia 2 de Junho, foi o dia de encerramento do Projecto Escola Electrão em Lisboa. A nossa escola foi uma das convidadas a estar presente na cerimónia de encerramento, dado ter sido uma das premiadas.
A comitiva que se deslocou ao evento foi:
Professora Laura Ínsua, como representante da Escola, os Professores Telmo Augusto e Manuel Oliveira, como Professores responsáveis do projecto e os Alunos, Luís Peneda, Pedro Selas, Cláudio Ferreira e Fernando Torres do 10ºF e Joel Costa do 9ºE.
Quero salientar algumas coisas que julgo que podem dar outro ênfase àquilo que os nossos alunos conseguiram, principalmente os do 10ºF - Curso de Electrónica e Telecomunicações;
As escolas Concorrentes eram 603.
As escolas premiadas foram "apenas" 33.
A nossa escola ficou em 5º Lugar do grupo B.
Fomos a única escola premidada de todo o distrito de Vila Real.
A Escola de Mondim recolheu 8950 Kg de REEE, a média nacional foi de 2600Kg.


O Professor Telmo Augusto, como professor responsável do projecto, aproveita para agradecer a todos os que deram apoio e contributo a este projecto e a todos os colegas que dispensaram os alunos de algumas aulas para que as recolhas e organização desta actividade fossem possíveis.
Os prémios foram : Um computador Portatil Samsung, uma Impressora, um leitor de DVD e um pack de lâmpadas. Estes prémios foram levantados no palco do auditório por 3 dos alunos, onde se encontravam também, entre outros, secretários de Estado, o presidente do AMB 3E e os principais patrocinadores. Este momento foi, certamente, inesquecível para todos os alunos que participaram na actividade e em especial os que representaram a escola na sessão Switch Off.

domingo, 11 de julho de 2010

Monumentos e Museus Portugueses a visitar


Links directos

Mosteiro dos Jerónimos – Lisboa
http://3d.culturaonline.pt/Content/Common/VirtualTour/Index.htm?id=75047666-4597-4a28-ae77-9b7567c4732b

Convento de Cristo - Tomar
http://3d.culturaonline.pt/Content/Common/VirtualTour/Index.htm?id=82e66d80-439e-4f29-bc9b-576e98efee57

Mosteiro da Batalha
http://3d.culturaonline.pt/Content/Common/VirtualTour/Index.htm?id=42bb5d98-e786-4f02-bb5f-2aa349af28dd

Mosteiro de Alcobaça
http://3d.culturaonline.pt/Content/Common/VirtualTour/Index.htm?id=c26617b5-acd3-422e-998f-5bd163a99efc

Links indirectos
Depois de entrar na pagina click em visita virtual

Fortaleza de Sagres
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Monumentos/Pages/Fortaleza_Sagres.aspx

Mosteiro Santa Clara Velha - Coimbra
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Monumentos/Pages/Mosteiro_Santa_Clara_Velha.aspx

Mosteiro de São Martinho Tibães - Braga
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Monumentos/Pages/Mosteiro_Sao_Martinho_Tibaes.aspx

Museu Grão Vasco - Viseu
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Museus/Pages/M_Grao_Vasco.aspx

Museu Nacional do Azulejo - Lisboa
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Museus/Pages/M_Nacional_Azulejo.aspx

Museu Nacional de Arte Antiga - Lisboa
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Museus/Pages/M_nacional_arte_antiga.aspx

Palácio Nacional da Ajuda - Lisboa
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Palacios/Pages/PN_Ajuda.aspx

Museu Soares dos Reis - Porto
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Museus/Pages/M_Soares_Reis.aspx

Palácio Nacional de Mafra
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Palacios/Pages/PN_Mafra.aspx

Palácio Nacional de Queluz
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Palacios/Pages/PN_Queluz.aspx

Palácio Nacional de Sintra
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Palacios/Pages/PN_Sintra.aspx

Torre de Belém - Lisboa
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Monumentos/Pages/Torre_Belem.aspx
Historia repete-se

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Actividade de Fim de Ano lectivo


No dia 16 de Junho, os alunos do 10ºF -Curso Profissional de Electrónica e Telecomunicações (13 alunos), da Escola EB2,3/S de Mondim de Basto, realizaram uma actividade para assinalar o final deste ano lectivo.
Esta actividade foi organizada pelo Director de Curso, professor Telmo Augusto , em conjunto com os alunos, e contou com a participação da Directora do Agrupamento, Laura Ínsua, do Subdirector, Valentim Macedo, da Directora de Turma, Madalena Moura, dos professores da turma, Fátima Mendonça, Noémia Pião, Anabela Leite, Maria João Pereira, Carlos Macedo, Manuel Oliveira, dos professores Vitor Sousa e Sandra, professores da turma do PIEF(12 alunos), que também participou na actividade e ainda dos professores Rui Rocha e Helena Afonso, além de outras pessoas pertencentes à comunidade de Mondim de Basto.
Esta actividade só foi possível devido ao patrocínio de algumas empresas de Vila Real e Mondim de Basto, a quem agradecemos, do trabalho exaustivo do professor Telmo Augusto e dos alunos do 10ºF e ainda do apoio da Direcção da Escola.
Foi um dia de convívio em que o ponto alto foi sem dúvida o baptismo de voo que ocorreu no Aeródromo da cidade. Todos os alunos e a grande maioria dos restantes participantes tiveram o prazer de sobrevoar a cidade de Vila Real e observar a espectacular paisagem. Para os alunos foi a primeira vez que “levantaram voo”, o nervosismo inicial transformou-se em satisfação estampada no rosto de cada um através de um largo sorriso. Mas os professores também partilharam desta alegria e houve mesmo quem tivesse gostado tanto que não resistiu a repetir o voo.
O dia prosseguiu no Kartódromo onde todos os participantes almoçaram, realizaram corridas de Karting, praticaram tiro ao alvo, assistiram a uma demonstração de supermotard (ah! O professor Telmo também fez a sua demonstração), alguns puderam ainda participar na actividade de co-drive com o piloto de ralys André Martins.
O dia terminou em grande com a entrega de prémios e o lanche convívio.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ler para cresc(S)er. Visita Cultural



Os alunos do Clube de Leitura Ler para Cresc(S)er participaram numa Visita de Estudo ao Centro-Sul do País, passando por Tróia, Peniche e Lourinhã.
O Clube de Leitura Ler para Cresc(S)er tem como principal objectivo formar jovens com um sentido critico apurado e que saibam interpretar, não só o que efectivamente lêem, mas como também a realidade que os envolve. Assim, esta viagem permitiu-lhes analisar outras realidades, culturas e tradições diferentes das de Trás-os-Montes.
… O Distrito de Aveiro surpreendia com a sua beleza verde e com as suas florestas etéreas, onde não se ia avistando vivalma. Depois veio Coimbra, onde os campos de arroz fizeram as delícias dos alunos. Os alunos estavam fascinados. Mas mais fascinados ficaram quando começaram a ver enormes ninhos de Cegonhas, nos postes de alta tensão.
Passamos ao largo de Setúbal rumo ao Parque Natural da Arrábida. As ondas a bater no casco do barco, Setúbal ao longe e as águas translúcidas foram simplesmente fantásticas. Era a tortura no seu expoente, não poder mergulhar naquele mar tão azul e tão apelativo, pelo que acabamos de parar no Portinho da Arrábida. Só houve tempo de sair do autocarro, dar uma montanha de beijos e amaços a uma famosa que alguns não conheciam, e entrar pelo mar adentro, sem sequer trocar de roupa. Foi à antiga, sem biquínis ou fatos de banho
Novo dia. Primeira paragem – O Museu da Lourinhã –… Chegados aos dinossauros, as crianças deleitaram-se com as histórias que a simpática guia nos ia desenrolando - Este dinossauro comia outros - dizia ela - Aquele voava – continuava. No fim, todos queriam mais, mas não podia ser, pois o dia ainda reservava muitas surpresas.
Depois … seguiu-se uma visita guiada ao Museu de Peniche, localizado no forte. Conhecemos alguns dos aspectos mais pitorescos das tradições de Peniche e visitamos uma secção conservada da Prisão Politica de Peniche, desactivada após o 25 de Abril. Todos ficaram deliciados com as histórias de fuga tão destramente contadas pela guia.
Regressamos ao Norte. A viagem foi rápida e depressa avistamos a Senhora da Graça no horizonte, etereamente acima do nevoeiro que se ia formando. Estávamos em Mondim! Lar Doce Lar.
Adaptação de um texto de Pedro Peixoto