quinta-feira, 31 de maio de 2012

LAN Party

Todos os interessados em participar na LAN Party, devem proceder à inscrição em http://www.site.agrmondimbasto.com/lan-insc.html As inscrições encerram brevemente e quem não se inscrever não participa. Posteriormente devem efetuar o pagamento nos Serviços Administrativos, junto da Sandrina Ferreira.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

No âmbito dos Encontros de Educação de Basto e do Barroso, realiza-se nos dias 6 e 8 de junho, em Cabeceiras de Basto, no Auditório Municipal Ilídio Santos, o Seminário Ibérico «As bibliotecas e as aprendizagens no Século XXI». Outras atividades estão também previstas e o programa pode ser consultado aqui na biblioteca.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Caminho de Santiago

Com casa cheia e os fados do Manuel Faustino como aperitivo, O Luís Jales de Oliveira aproveitou a Feira do livro, nos bombeiros, para nos presentear com outro belo trabalho na linha de anteriores registos. Aos poucos vai solidificando a sua presença na galeria dos ilustres mondinenses que, através da pena, levam cada vez mais longe o nome de Mondim de Basto. Parabéns "Ginho" e venha de lá o próximo.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

FEIRA DO LIVRO 2012

Entre 16 e 19 de Maio o pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto recebe a edição deste ano da Feira do Livro de Mondim de Basto. Destaca-se:
 Conferência "Envelhecer em qualidade" com o Prof. Dr. Pinto da Costa.
 Apresentação do livro "A caminho de Santiago" do escritor mondinense Luís Jales de Oliveira.
  "Workshop de banda desenhada" com Hugo Teixeira.
uma iniciativa do Município de Mondim de Basto. A não perder.

3 coisas que M.A.P. sabe sobre livros


3 coisas que Manuel António Pina sabe sobre livros
1.       – O fatigado quotidiano da tipografia, o vaivém dos aprendizes transportando o chumbo e as resmas de papel, a formidável destreza das mãos, rudes e sujas, dos caixistas, os olhos cansados dos revisores, os rostos afogueados dos impressores, a ruidosa rotina dos prelos, a ciência dos encadernadores, o cansaço mal pago dos empregados de armazém e dos carregadores e, finalmente, o vigilante labor dos livreiros e tudo para, quantas vezes, o leitor ficar a saber, que o poeta X passou a noite na alcova de uma qualquer Elvira. Em resumo: escrever e publicar certos livros deveria cair sobre a alçada do Código Penal.
2.       – Não se deve pedir de mais aos livros. A sabedoria das palavras é feita de irrisão e do silêncio, de liberdade e de desnecessidade, e que,  mesmo que as palavras e os livros possam empurrar o mundo, nem umas nem outros gostam de ser empurrados.
3.       – Ler é um ato de amor. Um dos piores crimes praticados contra os livros é obrigarmo-nos a lê-los. Alguns dos mais iletrados saídos das Faculdades de Letras obtiveram os “bons com distinção” a devorar livros sem gostar de literatura nem de livros.

Adaptado da crónica habitual da  “Notícias Magazine” de sábado, 12 de maio de 2012.
As imagens foram tiradas do Google.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Morcegos no PNL

Mais uma exposição a não perder. Uma boa oportunidade para os professores de Ciências, biologia e afins darem uma aula pedagogicamente diferente.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Concurso Nacional de Leitura - Fase distrital

Foi com muito agrado que a nossa escola participou, uma vez mais, na fase distrital do concurso Nacional de leitura, que este ano decorreu em Murça. apesar de não termos passado à fase final, em Lisboa, a equipa teve um excelente desempenho. A experiência foi muito enriquecedora. Parabéns a todos. E que o exemplo destes magníficos jovens e respetivos professores possam, no próximo ano, iluminar as mentes dos maiorzinhos e os levem a querer participar também.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Concurso "ART`Alvão"

-A floresta do Alvão-
De há uns anos a esta parte temos vindo a assistir à destruição e degradação da nossa floresta. As causas para essa destruição/degradação são várias: a desflorestação, pragas e doenças, a introdução de espécies denominadas invasoras em detrimento das espécies autóctones, incêndios, que de forma gradual vão contribuindo para o aumento da erosão e perda da biodiversidade na natureza. Cientes destes problemas e procurando alertar e sensibilizar para a importância da floresta, sua diversidade e usos múltiplos, bem como para a necessidade da sua salvaguarda, resolvemos lançar este concurso.
Procure o regulamento aqui na biblioteca do Agrupamento.