domingo, 22 de julho de 2012

Antropologia da comunicação, de Alexandre Parafita

“Antropologia da Comunicação” é um precioso manual de consulta para diferentes disciplinas, o autor soube reunir algumas joias da oralidade do povo do nordeste transmontano e remeteu-as a preceito para os territórios da Antropologia.
Chegámos ao objeto do estudo, o património imaterial que é aquele onde mora a alma do povo e que integra a literatura popular de tradição oral (lendas, mitos, contos populares, romanceiros, cancioneiros, quadros, autos populares, advinhas, rimas infantis, orações, rezas, fórmulas de superstições e de mezinhas…), bem como saberes e vivências da cosmogonia popular (tais como os falares regionais, os ritos e as festas, os jogos, as danças, os saberes do artesanato, da culinária e dos trabalhos rurais e marítimos…). Aqui estamos nesse universo com serões à lareira, esconjuros às maleitas, recitações, teatro popular, festividades, rituais religiosos e pagãos, jogos tradicionais. De uma forma profundamente didática, o autor aproxima-nos, faz-nos ingressar no folclore obsceno, com as suas rimas infantis, poesia popular, provérbios, advinhas, orações com escárnio, mas também nos contos jocosos e divertidos. O autor observa o seu conteúdo: “O valor formativo destes textos reside na sua capacidade de promover o desenvolvimento psicossocial e cognitivo e, especialmente, a socialização da criança. A noção de pertença a um grupo é fundamental, e isso implica o conhecimento das regras e das tradições do grupo, o que passa pelo conhecimento dos seus contos, assim como dos seus jogos, das suas rimas maliciosas, orações com escárnio, etc.”; vamos depois até ao teatro popular, daqui seguimos para os contos de tradição oral e então o autor assenta arraiais nos ritos, nos mitos e nas mitologias. Dá-nos um fresco sobre o mito das mouras mortas, percorremos várias lendas até chegar os ícones sexuais e diabólicos, estão ali bem à vista as pouca vergonhas e até as tentações do diabo, salta-se depois para a “murra” do Natal (trata-se de um gigantesco canhoto de carvalho que arde noite fora no largo principal das aldeias mais puras do nordeste), daqui vamos até ao Menino Jesus da Cartolinha, saltamos para a tradição do entrudo onde pontificam os desfiles diabólicos de “caretos”, “matrafonas”, assim como as leituras de “testamentos” e “julgamentos públicos” e “pulhas casamenteiras”, assim chegamos aos rituais cristãos e pagãos da Semana Santa em Trás-os-Montes. (Beja Santos)
Se é adepto (a) do imaginário coletivo do nordeste transmontano adquira rapidamente esta obra publicada pela Âncora Editora em 2012.
E dar os parabéns ao meu amigo pessoal Alexandre parafita por mais esta obra é a minha obrigação.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

quarta-feira, 4 de julho de 2012

MERGULHO NOS LIVROS 2012

Começa amanhã, dia 4 de Julho, a III Edição do "Mergulho nos Livros". Esta atividade da Biblioteca Municipal decorre na piscina Municipal de Mondim de Basto até ao fim do mês de Agosto. Este projeto disponibilizará um serviço de empréstimo de livros, bem como a possibilidade de serem requisitados jornais nacionais do dia, nomeadamente, o "Jornal de Notícias", "O Jogo" e outros jornais de cariz regional. E, o melhor de tudo, é que todos estes serviços são gratuitos. Existe também, para as crianças, um espaço Ludoteca para actividades de expressão criativa e "Hora do Conto". A imagem foi renovada com mobiliário especializado para crianças. Passem pela piscina para descobrir o novo espaço e aproveitem para mergulhar nos livros...