quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

1ª Feira Rural Republicana
















Caros mondinenses,
Sei que um ponto alto das comemorações do Centenário da República vai ser a realização de uma Feira Rural Republicana no espaço da vossa Escola EB2,3/S no próximo dia 29 de Maio.
Quero pedir-vos para não vos esquecerdes que estas comemorações devem ser encaradas como relevantes para aprofundar os grandes ideais republicanos, os que presumem possibilidades de se ir mais além nos conceitos de justiça, igualdade e solidariedade. Essa data deve ser uma ocasião de festa mas também um momento de reflexão. Acima de tudo, deve representar um traço de união de todos os mondinenses.
Devemos unir-nos em torno dos grandes ideais republicanos. Ideais que exigem, da parte dos agentes políticos, um esforço acrescido para a concretização da ética republicana e para a transparência na vida pública. Ideais que exigem, da parte dos cidadãos, uma atitude cívica mais empenhada e mais activa na defesa de uma República onde todos se revejam.
A República desconhece privilégios de nascimento, porque premeia o mérito e a vontade de alcançar uma vida melhor. É um regime de inclusão, que tem de conceder oportunidades iguais para a realização pessoal, familiar e profissional das pessoas.
Comemoramos uma República de cidadãos livres e iguais, que merecem o respeito dos governantes.
Uma República de pessoas, com aspirações e problemas concretos. Pessoas cujas preocupações e anseios têm de ser escutados, sobretudo nos momentos mais difíceis.
Ao fim de cem anos de República, é tempo de sabermos o que queremos para o nosso futuro, o caminho que queremos trilhar.
Saúdo os Portugueses em geral e os mondinenses em particular e apelo a que todos sintam que a República não é uma palavra vã. Portugal é a nossa terra, aqui vivemos e aqui temos as nossas raízes.
Em nome de Portugal, façam o que está ao vosso alcance para que os nossos filhos vivam numa República melhor, num País mais próspero, mais justo e solidário.
E divirtam-se nessa feira que vai correr bem.
P.S: não se esqueçam de me informarem de como correram as coisas.
Recebam um grande abraço desta sempre vossa
República Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário