segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Concursos no âmbito das Comemorações do Centenário da República




No âmbito das Comemorações do Centenário da República, os alunos dos ensinos básico e secundário podem participar em diversos concursos que se destinam a premiar trabalhos concebidos e elaborados nas escolas sob a orientação dos professores.
Abertos aos diversos níveis de escolaridade (1.º ciclo, 2.º ciclo e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário), os concursos destinam-se a alunos a título individual, grupos de alunos ou turmas.
Os concursos são organizados pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, pelo Plano Nacional de Leitura e pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação.
As candidaturas podem ser submetidas através da página electrónica da República nas Escolas, através do formulário disponibilizado a todos os utilizadores registados.
O objectivo do concurso "A República: o meu discurso em 2010" consiste na elaboração de um texto escrito, sob a forma de discurso, que resulte da reflexão dos jovens sobre o modo como olham, sentem e vivem os ideais e os valores republicanos na actualidade e como gostariam que os mesmos se projectassem e renovassem na sociedade portuguesa do futuro. O texto do discurso premiado será lido, pelo seu autor, na cerimónia oficial das Comemorações do Centenário da República, em 5 de Outubro de 2010.
O concurso "Desde quando verde combina com vermelho? A minha T-shirt da República" visa a criação de uma ilustração original para ser aplicada numa T-shirt que irá celebrar o Centenário da República.
O concurso "A República em..." tem em vista a realização de trabalhos desenvolvidos no âmbito da localidade e da comunidade em que a escola está inserida. Pretende valorizar projectos que incluam informação relevante sobre a I República e o Republicanismo, relacionada com o espaço a que a escola pertence, e contextualizada a nível nacional.
O concurso "O meu blogue da República" destina-se a promover a realização de trabalhos que suscitem o interesse pela História e que permitam um aprofundamento do conhecimento histórico sobre o Portugal na transição do sistema monárquico para o sistema republicano. Visa premiar projectos de blogues que se focalizem sobre a temática do 5 de Outubro de 1910, a I República e o Republicanismo.
O prazo para o primeiro concurso termina em 14 de Maio, enquanto a data-limite dos restantes vai até 26 de Março de 2010.
Para mais informações, consultar:
A página da República nas Escolas .

Sem comentários:

Enviar um comentário