segunda-feira, 31 de maio de 2010

Semana Cultural 3. Recriação do Foral de Ermelo.

Corria o ano da Graça de 2010, dias 28 e 29 de Maio, quando um frenesim se fez ouvir em todo o reino escolar de Mondim de Basto, era a História a ganhar vida. Anunciava-se pelo reino uma viagem ao passado, um festim que celebrava a criação do mais antigo Concelho do actual concelho de Mondim de Basto, o concelho de Ermelo, pela vontade de El rei D. Sancho I, o Povoador. Foi na grandiosa D5, povoada pelos aprendizes do 10ºC, que tudo aconteceu. Os habitantes (10ºC) do concelho de Ermelo exibiam orgulhosos a carta de foral, que criava o concelho e a todos mostrava os direitos e obrigações das gentes de Ermelo e Bilhó, que passavam a possuir magistrados e administração própria, livres da dependência de um Senhor. Que magnifico festim! Lá ouviam-se os mais belos sons medievais, o cheiro a ervas e a apetitosos manjares era intenso e todos os que por ali passavam queriam saber o motivo de tal alegria. Estes curiosos, fostes vós, distinta Direcção executiva, distintos professores, alunos e funcionários deste reino. Tornaste-vos neste dia, nos convivas deste festim, degustastes a nossa comida, apreciastes ervas e flores e dançastes, cremos que vos divertistes!
Bem hajam todos os que nos ajudaram e aqueles que de todo o reino vieram connosco celebrar!
Os habitantes do concelho: Andreia Machado, Carlos Félix, Daniela Oliveira, Elisabete Ribeiro, Ema Carvalho, Jessica silva, Leonel Barroso, Sandra Oliveira, Sílvia Magalhães, André Simões, Sofia Pereira.

A mensageira, Arlinda Almeida









Sem dúvida alguma um ponto alto da Semana Cultural, pela cor, luz, alegria, envolvimento de alunos, professores, auxiliares dirigidos com grande mestria pela professora Arlinda.
Uma magnífica viagem no tempo a relembrar o papel dos forais no desenvolvimento dos Concelhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário