quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ler para cresc(S)er. Visita Cultural



Os alunos do Clube de Leitura Ler para Cresc(S)er participaram numa Visita de Estudo ao Centro-Sul do País, passando por Tróia, Peniche e Lourinhã.
O Clube de Leitura Ler para Cresc(S)er tem como principal objectivo formar jovens com um sentido critico apurado e que saibam interpretar, não só o que efectivamente lêem, mas como também a realidade que os envolve. Assim, esta viagem permitiu-lhes analisar outras realidades, culturas e tradições diferentes das de Trás-os-Montes.
… O Distrito de Aveiro surpreendia com a sua beleza verde e com as suas florestas etéreas, onde não se ia avistando vivalma. Depois veio Coimbra, onde os campos de arroz fizeram as delícias dos alunos. Os alunos estavam fascinados. Mas mais fascinados ficaram quando começaram a ver enormes ninhos de Cegonhas, nos postes de alta tensão.
Passamos ao largo de Setúbal rumo ao Parque Natural da Arrábida. As ondas a bater no casco do barco, Setúbal ao longe e as águas translúcidas foram simplesmente fantásticas. Era a tortura no seu expoente, não poder mergulhar naquele mar tão azul e tão apelativo, pelo que acabamos de parar no Portinho da Arrábida. Só houve tempo de sair do autocarro, dar uma montanha de beijos e amaços a uma famosa que alguns não conheciam, e entrar pelo mar adentro, sem sequer trocar de roupa. Foi à antiga, sem biquínis ou fatos de banho
Novo dia. Primeira paragem – O Museu da Lourinhã –… Chegados aos dinossauros, as crianças deleitaram-se com as histórias que a simpática guia nos ia desenrolando - Este dinossauro comia outros - dizia ela - Aquele voava – continuava. No fim, todos queriam mais, mas não podia ser, pois o dia ainda reservava muitas surpresas.
Depois … seguiu-se uma visita guiada ao Museu de Peniche, localizado no forte. Conhecemos alguns dos aspectos mais pitorescos das tradições de Peniche e visitamos uma secção conservada da Prisão Politica de Peniche, desactivada após o 25 de Abril. Todos ficaram deliciados com as histórias de fuga tão destramente contadas pela guia.
Regressamos ao Norte. A viagem foi rápida e depressa avistamos a Senhora da Graça no horizonte, etereamente acima do nevoeiro que se ia formando. Estávamos em Mondim! Lar Doce Lar.
Adaptação de um texto de Pedro Peixoto

Sem comentários:

Enviar um comentário