sábado, 30 de março de 2013

Autores mondinenses: dr. Eduardo Teixeira Lopes.

Natural de Meinedo, concelho de Lousada. Cedo foi viver para Gaia. no Porto licenciou-se em medicina.
Já doutor é colocado no Centro de Saúde de Mondim de Basto, local onde trabalhou como médico de clínica-geral durante 16 anos.
Neste concelho, Teixeira Lopes começa a interessar-se pela história local, com especial interesse pelos séculos XIV e XV.
O seu primeiro livro, “Ermelo. História há 800 anos. 800 anos em esquecimento”, revelou algumas especificidades desta localidade de Mondim de Basto e demonstrou um autor minucioso, perfeccionista e respeitador da verdade histórica.
Seguiram-se, na sua bibliografia, “Atei. Memórias até à sua expansão como concelho”, em 1998, e “Mondim de Basto. Memórias históricas”, em 2000.
Em 2001, Teixeira Lopes, recuando até às origens, escreve “Meinedo. Subsídios para uma possível história desta freguesia”.
As obras mais recentes foram publicadas durante o ano de 2004 e intitulam-se “O século XVIII nas freguesias do concelho de Celorico de Basto. Memórias Paroquiais” e “Santo Elói em Mondim de Basto. Relação dos bens do Mosteiro dos Lóios nos séculos XVI, XVII e XVIII neste concelho”. Em 2006 publica:" Acervo documental medieval do Mosteiro de Arouca relativo a Terras de Basto".
Atualmente exerce em Celorico de Basto e as últimas obras refletem o amor pela nova terra.
 Em 2008 publica "A terra de Celorico de Basto na idade média. apontamentos para a sua história" e "A terra de Celorico de Basto na idade média. As Inquirições Régias".
Tem-se vindo a interessar pelo estudo da Genealogia e por Biografias, como é o caso de dª Maria Margarida da casa de Pereiró,  trabalho  que pretende dar a conhecer uma figura nascida ainda no século XIX. Trata-se de uma sofredora e crente, miraculada, em Fátima, segundo as
luzes da época. Trabalho publicado na revista Oppidum, nº 2, 2007  e que pode ser lido online.
Para além de escritor, Teixeira Lopes afirmou-se ainda como político, sendo vereador da Câmara Municipal de Mondim de Basto e candidato à presidência da mesma autarquia pelo CDS/PP em 1997.
nota: como bibliotecário agradeço o valioso pack de obras que o dr. Teixeira Lopes acaba de oferecer para a biblioteca da minha escola.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário