sexta-feira, 24 de maio de 2013

´Dr. António Borges de Castro



“Fiz pesquisas em todos os arquivos locais e nas melhores bibliotecas públicas, recolhi da tradição oral preciosos elementos etnográficos e históricos entre os mais influentes homens bons que hoje (1990) teriam 150 anos, dizendo que seus pais e avós contavam o mesmo, remontando assim a quase três séculos de história dos factos e coisas mais importantes deste concelho; daí dizer-se que sou a sua história viva”.

Nasceu no Rio de Janeiro, em 23.4.1904, falecendo em Mondim de Basto, em 17.7.1994. Aos 3 anos de idade veio com os pais para a terra natal destes e aqui se radicou para toda a vida, exceptuando os anos em que esteve a estudar, ora em Guimarães. onde fez o liceu, ora em Coimbra, onde se licenciou em Direito, entre 1925 e 1930. Durante vários anos exerceu a advocacia na sede do concelho. Depois, por razões de saúde, cessou a actividade e passou a exercer o jornalismo. Colaborou, durante cerca de 50 anos em jornais, a saber: A Voz, Século, Diário Popular, Diário Ilustrado, Comércio do Porto, além de jornais regionais. De vez em quando, ía ao Brasil, em viagem de férias e por largos períodos. Aí escrevia no jornal O Globo e organizou a Biblioteca do Liceu Literário Português, no Rio de Janeiro, a convite das entidades oficiais. A imprensa regional noticiou, com grande relevo, a morte deste ilustre Transmontano.
Escreveu os seguintes livros: Nossa Senhora da Graça (Colecção Estudos Mondinenses), 1969; Guia Turístico do Monte de N° Sra. da Graça e Fisgas de Ermelo: Roteiro de Mondim de Basto, 1970; Rumo Certo, já com 2.a ed. 1970; Saudade, já em 2.a ed. 1980; Cancioneiro Popular de Mondim de Basto, já em 2.a ed. 1984; Cantigas ao Desafio, Cancioneiro de Amor, Ed. 1983; Tradições Populares; Caminho Certo, 1973; Reflexões; Histórias que a vida ensinou.
A pergunta que se coloca é: para quando a reedição de todas as obras do autor?


Sem comentários:

Enviar um comentário