quarta-feira, 9 de maio de 2018

Dia das Ciências Sociais


O Dia da Europa, observado a 9 de Maio de cada ano, marca a apresentação da Declaração de Schuman, em 1950, que propunha a criação de uma Comunidade do Carvão e do Aço Europeia, precursora da atual União Europeia.
A ideia da comunidade era que os membros fundadores – França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo – unissem esforços e recursos inerentes ao comércio do carvão e do aço para criar um mercado comum ao serviço do seus interesses, ganhando assim direitos de importação e de exportação.
O tratado que rege a comunidade foi assinado em Paris em 1951 e entrou em vigor no ano seguinte.
O projeto inicial permitiu aprofundar a integração económica desses países e criar depois a Comunidade Económica Europeia, com a assinatura do Tratado de Roma em 1958.
O Acto Único Europeu de 1985 fixou o objectivo de criar um único mercado comum, enquanto o Tratado de Maastricht em 1992 viu o nascimento da União Europeia, em seguida, com 12 países, definindo o caminho para a atual União Económica e Monetária.
Também para comemorarmos este dia, decorre hoje na BECRE da EB 2,3 de Mondim de Basto o dia do Departamento das Ciências Sociais e Humanas, encontrando-se patente à comunidade escolar um conjunto de exposições de trabalhos realizados pelos alunos, nas disciplinas que integram o departamento, alusiva ao património cultural nacional e local, seja físico, moral, político, natural ou gastronómico, em articulação com ET e alunos dos cursos profissionais, bem como passar em revista os principais acontecimentos deste dia ao longo da história universal.
Ao mesmo tempo que os alunos e professores visitam as diversas exposições podem assistir a um filme de EMRC sobre atividades que a disciplina já dinamizou este ano letivo e a um outro sobre a entrada e percurso de Portugal na EU.
A exposição estará patente até sexta-feira e pode ser visitada por toda a comunidade educativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário