segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Dia do Armistício


O Dia do Armistício é uma comemoração do fim simbólico da Primeira Guerra Mundial em 11 de novembro de 1918. A data comemora o Armistício de Compiègne, assinado entre os Aliados e o Império Alemão em Compiègne, na França, pelo fim das hostilidades na Frente Ocidental, o qual teve efeito às 11 horas da manhã — a "undécima hora do undécimo dia do undécimo mês". Apesar de esta data oficial ter marcado o fim da guerra, refletindo no cessar-fogo na Frente Ocidental, as hostilidades continuaram em outras regiões, especialmente por entre o Império Russo e partes do antigo Império Otomano.
Os alunos de História não podiam ficar indiferentes a esta data e elaboraram um cartaz alusivo que está exposto no átrio da escola para ser visto por todos e, claro, obrigar a refletir...




A Primeira Guerra Mundial foi uma guerra  global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais, o Império Alemão e a Áustria-Hungria. Originalmente a Tríplice Aliança era formada pelo Império Alemão, pela Áustria-Hungria e o Reino da Itália; mas como a Áustria-Hungria tinha tomado a ofensiva, violando o acordo, a Itália não entrou na guerra pela Tríplice Aliança. Estas alianças reorganizaram-se (a Itália lutou pelos Aliados) e expandiram-se com mais nações que entraram na guerra. Nesta guerra , foram mobilizados mais de setenta milhões de militares, incluindo sessenta milhões de europeus. Mais de nove milhões de combatentes foram mortos, em grande parte por causa de avanços tecnológicos que determinaram um crescimento enorme na letalidade de armas. Foi o sexto conflito mais mortal da história da Humanidade e que posteriormente abriu caminho para várias mudanças. 



"A liberdade, sim, a liberdade!
A verdadeira liberdade!
Pensar sem desejos nem
convicções.
Ser dono de si mesmo sem influência
de romances!
Existir sem Freud nem aeroplanos,
Sem cabarets, nem na alma, sem
velocidades, nem no cansaço!
                           Álvaro Campos




Sem comentários:

Enviar um comentário