segunda-feira, 25 de março de 2019

Maria Alberta Menéres


Biografia de Maria Alberta Menéres

Maria Alberta Menéres nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia. Tem umavasta obra poética, estando representada em várias antologias literárias nacionais e estrangeiras. Foi professora dos Ensinos Básico e Secundário nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. É autora de inúmeros programas televisivos para crianças, tendo sido diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP de 1974 a 1986. Publicou mais de 69 livros para crianças (contos, poesia, BD, teatro e novela). Em 1986, recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças "pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade".

Alguns dos seus livros:
Ulisses
O livro de natal
O que é que aconteceu na terra dos Procópios?
Figuras figuronas
O poeta faz-se aos 10 anos
Dez dedos dez segredos
Histórias do tempo vai tempo vem
Camões o super-herói da língua portuguesa


Maria Clara, 6ºB
______________________________

Maria Alberta Menéres

Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres nasceu a 25 de agosto de 1930, tendo atualmente 88 anos. Foi professora, jornalista, escritora portuguesa e poeta. Maria Alberta Meneres é filha de Alberto Pinto Menéres e de Maria Hermínia de Almeida. O seu género literário compõe-se em romance, conto e literatura infantil. Licenciada em Ciências Histórico -Filosóficas pela faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1952 escreveu o seu primeiro livro com o título “Intervalo”. Participou em 1960 no concurso internacional de poesia «Giacomo Leopardi».De 1965 a 1973 foi professora nos Ensinos Técnicos, Preparatório e Secundário tendo lecionado Língua Portuguesa e História. Colaborou em vários jornais e revistas literárias como o “Diário de Notícias”, “Cadernos do Meio Dia» e «Diário Popular». Em 1986 recebeu o grande prémio «Calouste Gulbenkian» de literatura para crianças e jovens pelo conjunto da sua obra literária. Dirigiu o Departamento de Programas Infantis e Juvenis da radio e televisão de Portugal, com seu marido E.M. de Melo e Castro organizou a «Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa». Entre 1990 e 1993 dirigiu a revista «Pais».
A 8 de Junho de 2010 foi agraciada com o grau de Comendadora da Ordem do Mérito.
Algumas das suas obras foram: “ Ulisses”, “O Almoço”, “Quotidiana”, “Conversas em Versos”, “O Robot Sensível”…. 

Cristiana Peneda, Nº13, 6ºB
_____________________________

Biografia de Maria Alberta Menéres

Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres filha de Alberto Pinto Menéres e de sua mulher Maria Hermínia de Almeida Rovisco Garcia, nasceu a 25 de agosto de 1930, tendo atualmente 88 anos.
Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, teve um bom percurso escolar. Escreveu o primeiro livro em 1952, com o título Intervalo. Em 1960Água-Memória, valia-lhe o prémio do Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi.
De 1965 a 1973 foi professora nos Ensinos Técnicos, Preparatório e Secundário, tendo lecionado Língua Portuguesa e História. Colaborou com vários jornais e revistas literárias — "Diário de Notícias", "Távola Redonda", "Cadernos do Meio Dia" e "Diário Popular", onde coordenou a secção de iniciação à literatura.
De 1974 a 1986, dirigiu o Departamento de Programas Infantis e Juvenis da Rádio e Televisão de Portugal e, em paralelo, organizou a "Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa", com E. M. de Melo e Castro, seu marido.
Entre 1990 e 1993 dirigiu a revista Pais. Entretanto, na Provedoria da Justiça, foi-lhe dada a responsabilidade  de Provedora de Justiça de Crianças.
A sua obra infanto-juvenil inclui poesia, contos, Banda desenhada, teatro, novelas, cómicos e a adaptação de clássicos da literatura. Em 1986 recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, pelo conjunto da sua obra literária. A 8 de Junho de 2010 foi agraciada com o grau de Comendadora da Ordem do Mérito.

Obras:

§    O almoço
§    Quotidiana, 1943
§    Intervalo, 1952
§    Cântico de Barro, 1954
§    A Palavra Imperceptível, 1955
§    Oração de Páscoa, 1958
§    Água - Memória, 1960
§    A Pegada do Yeti
Gonçalo Barros, 6ºA
_____________________________________
        Maria Alberta Menéres


Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres filha de Alberto Pinto Menéres e de sua mulher Maria Hermínia de Almeida Rovisco Garcia, nasceu a 25 de agosto de 1930, tendo, actualmente, 89 anos.
Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, teve um bom percurso escolar. Escreveu o primeiro livro em 1952, com o título Intervalo. Em 1960Água-Memória, valia-lhe o prémio do Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi.
De 1965 a 1973 foi professora nos Ensinos Técnicos, Preparatório e Secundário, tendo leccionado Língua Portuguesa e História. Colaborou com vários jornais e revistas literárias — "Diário de Notícias", "Távola Redonda", "Cadernos do Meio-Dia" e "Diário Popular", onde coordenou a secção de iniciação à literatura.
De 1974 a 1986, dirigiu o Departamento de Programas Infantis e Juvenis da Rádio e Televisão de Portugal e, em paralelo, organizou a "Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa", com E.M. de Melo e Castro, seu marido.
Entre 1990 e 1993 dirigiu a revista Pais. Entretanto, na Provedoria da Justiça, foi-lhe dada a responsabilidade Provedora de Justiça de Crianças.
A sua obra infanto-juvenil inclui poesia, contos, Banda desenhada, teatro, novelas, cómicos e a adaptação de clássicos da literatura. Em 1986 recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, pelo conjunto da sua obra literária.
A 8 de Junho de 2010 foi agraciada com o grau de Comendadora da Ordem do Mérito.

Leonor Borges,6ºA
________________________________
Maria Alberta Menéres
Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres é uma professora, jornalista, escritora e poeta. Nasceu a 25 de Agosto de 1930 e tem  88 anos.
A sua nacionalidade é portuguesa, filha de Alberto Pinto Meneres e Maria Hermínia de Almeida Garcia.  
A sua obra infanto-juvenil inclui poesia, contos, banda desenhada, teatro, novelas e adaptação de clássicos.
Em 1986 recebeu um grande prémio. A 8 de junho de 2010 foi agraciada com o grau de Comendadora da Ordem do Mérito.
Bibliografia: https://www.portoeditora.pt/autor/maria-alberta-meneres

Liliana Peneda, Nº11, 6ºB

________________________________
Maria Alberta Menéres
Maria  Alberta Menéres
Maria Alberta Menéres nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia. Tem uma vasta obra poética, estando representada em várias antologias literárias nacionais e estrangeiras. Foi professora dos Ensinos Básico e Secundário nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. É autora de inúmeros programas televisivos para crianças, tendo sido Diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP de 1974 a 1986. Publicou mais de 69 livros para crianças (contos, poesia, BD, teatro e novela). Em 1986, recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças "pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade".
Uma das suas obras é Ulisses.
Bibliografia: https://www.wook.pt/autor/maria-alberta-meneres/129

Maria Pimenta,6ºB
__________________________

Maria Alberta Menéres
 Ulisses, Passinhos da Maria, Aventuras    da Engrácia …são algumas das suas obras.

Maria Alberta Menéres nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia. Tem uma vasta obra poética, estando representada em várias antologias literárias nacionais e estrangeiras. Foi professora dos Ensinos Básico e Secundário nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. É autora de inúmeros programas televisivos para crianças, tendo sido Diretora do Departamento de Programas Infantis e    Juvenis da RTP de 1974 a 1986.

Bibliografia: https://www.portoeditora.pt/autor/maria-alberta-meneres
Marta Oliveira, 6ºA
___________________________________________________
Maria Alberta Menéres nasceu em, 1930 em Vila Nova de Gaia.
Foi professora dos ensinos básico e secundário nas disciplinas de Língua Portuguesa e Historia. É autora de inúmeros programas televisivos para crianças, tendo sido Diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP de 1974 a 1986. Publicou mais de 69 livros (contos, poesias, BD, teatro e novelas). Em 1986 recebeu o grande prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade.
Bibliografia: https://www.portoeditora.pt/autor/maria-alberta-meneres
Maria Inês Oliveira, 6ºB
_______________________________

Maria Alberta Menéres
Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres filha de Alberto Pinto Menéres  e de sua mulher Maria Hermínia de Almeida Rovisco Garcia, nasceu a 25 de agosto de 1930, tendo atualmente 88 anos.
Licencia em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, teve um bom percurso escolar. Escreveu o primeiro livro em 1952, com o título Intervalo. Em 1960Água-Memória, valia-lhe o prémio do Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi.
De 1965 a 1973 foi professora nos Ensinos Técnicos, Preparatório e Secundário, tendo leccionado Língua Portuguesa e História. Colaborou com vários jornais e revistas literárias — "Diário de Notícias", "Távola Redonda", "Cadernos do Meio Dia" e "Diário Popular", onde coordenou a secção de iniciação à literatura.
De 1974 a 1986, dirigiu o Departamento de Programas Infantis e Juvenis da Rádio e Televisão de Portugal e, em paralelo, organizou a "Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa", com E.M de Melo e Castro, seu marido.
Entre 1990 e 1993 dirigiu a revista Pais. Entretanto, na Provedoria da Justiça, foi-lhe dada a responsabilidade Provedora de Justiça de Crianças.
A sua obra infanto-juvenil inclui poesia, contos, Banda desenhada, teatro, novelas, cómicos e a adaptação de clássicos da literatura. Em 1986 recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, pelo conjunto da sua obra literária.

Mateus,6ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário