sexta-feira, 22 de março de 2019

Semana da Leitura 2019: Celebrar Sophia


Celebrar Sophia no Centenário do nascimento é ouvir a sua voz dizer os poemas por onde passam o mundo e a vontade de o tornar real, nítido e justo como são as palavras em que o disse.


Na Biblioteca continuamos a celebrar a leitura, o livro e o leitor, promovendo atividades para festejar a leitura como ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências, espaço de encontro, criativo e colaborativo.
Desta vez mobilizamos uma vasta comunidade educativa em torno da vida e da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 – 2004) e da sua poesia, numa atividade que perdurará na nossa retina durante muitos anos. Grande parceria entre Alunos, professores e funcionários que contribuiu para alargarmos a rede de leitores, a promoção da leitura e da escrita como objeto de prazer e liberdade.
Se um elevado número de alunos aproveitou esta festa da Poesia para apresentar trabalhos de sua própria autoria, um grupo de alunos leu poemas de Sophia onde ficou bem vincada a sua obra, que tem na poesia o centro à volta do qual tudo roda e é uma das mais importantes da nossa cultura e da história dela.
No Centenário do seu nascimento, comemorar Sophia é comemorá-la, lembrá-la em comum. E é celebrar essa funda e desassombrada exaltação da vida, essa aguda e universal consciência do mundo de que a sua poesia dá testemunho para sempre.
Para o realizarmos, cumprindo propósitos de qualidade, rigor, abertura e dinamismo, mobilizamos uma vasta comunidade educativa que reconhece em Sophia aquilo que é: uma grande poeta e uma exemplar figura moral, cívica e cultural, que nos inspira e desperta, desafia e renova. Em suma, uma personalidade única, de uma vida intensa e de uma obra excecional, que é contemporânea do presente e continuará a sê-lo do futuro.



Sem comentários:

Enviar um comentário