quarta-feira, 24 de abril de 2019

Orçamento Participativo Jovem 2019





O Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. em parceria com os municípios está a promover a organização de Encontros de Participação do “Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018”.
Refira-se que os Encontros de Participação são sessões de debate e informação presenciais para apresentação de propostas de âmbito nacional e regional, bem como para propiciar o esclarecimento e auxílio aos cidadão jovens entre os 14 e os 30 anos e que pretendam participar ativamente no processo do OPJovem, tendo lugar em todo o território nacional.
Refira-se ainda de que podem apresentar propostas e votar nos projetos finalistas todos os cidadãos nacionais e os cidadãos estrangeiros a residir legalmente em Portugal, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, inclusive. As propostas devem respeitar os seguintes critérios: inserir-se nas áreas temáticas da Educação Formal e Não formal, Emprego, Habitação, Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Governança e Participação e Igualdade e Inclusão Social.
Quanto ao alinhamento dos Encontros de Participação com a duração prevista até 2 horas:
-        Mensagem de boas-vindas ( que contou com a presença da representante do Sr. Director Regional do Norte do IPDJ e o Vereador para a área da juventude e Desporto, bem como da senhora diretora do Agrupamento, Doutora Isabel Coutinho)
-        Apresentação do que é o OPJovem
-        Apresentação da metodologia dos Encontros
-        Funcionamento dos grupos de trabalho (Formalização das propostas nas mesas redondas)
-        Plenário (Apresentação das propostas ao colectivo)
-        Mensagem de encerramento.
Após cumprida a parte protocolar, 16 alunos do 12º B, divididos em 3 grupos, arregaçaram as mangas e lançaram-se ao trabalho que resultou em 12 projeto propostos que, com toda a certeza, farão com que um deles seja o vencedor.
Parabéns a todos. Mostraram que são capazes de muito mais do que aquilo que transparece no dia a dia da escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário