sexta-feira, 24 de abril de 2020

25 de Abril...Sempre

Caro/a aluno/a.

As circunstâncias excecionais de confinamento social não nos impedem de lembrar este dia. Esperamos que gostes da mensagem que te preparamos. 
Podes também descarregar as músicas senha das operações militares que te enviamos em MP3 para relembrarmos ainda com mais emoção esta data. 



                                 46º Aniversário
Revolução de 25 de abril de 1974

Na madrugada de 25 de abril de 1974 o MFA (Movimento das Forças Armadas), sob o comando do major Otelo Saraiva de Carvalho, deu início às operações militares que determinaram o fim do regime político ditatorial Estado Novo. No Largo do Carmo em Lisboa, ao longo do dia, o capitão Salgueiro Maia dirigiu as operações, resultando na deposição do Presidente da República Américo Tomás e do Presidente do Conselho de Ministros Marcello Caetano. O poder político foi entregue à Junta de Salvação Nacional.

     A Revolução dos Cravos

A revolução de 25 de abril de 1974 também é conhecida como a Revolução dos Cravos. Desde as primeiras horas, em Lisboa, a população saiu à rua, acompanhou as operações militares e distribuiu cravos vermelhos aos militares do MFA que os colocaram no cano das armas. Os cravos vermelhos tornaram-se, assim, o símbolo da REVOLUÇÃO.

As canções “E depois do adeus” de Paulo de Carvalho e “Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso emitidas na rádio na noite de 24 de abril e nos primeiros minutos do dia 25 serviram de “senha” para os comandantes dos destacamentos militares iniciarem as operações revolucionárias.





     O Programa Político do MFA
          traçava três objetivos
                  . DEMOCRATIZAR
                  . DESCOLONIZAR
                  . DESENVOLVER


Bom feriado! 
O Grupo de História. 

#FiquemEmCasa#FiquemBem#

Sem comentários:

Enviar um comentário